Fonte: WORLD HAPPINESS REPORT. World Happiness Report 2025. New York: Sustainable Development Solutions Network, 2025. Disponível em: https://data.worldhappiness.report/table. Acesso em: 11 abr. 2025.
O Brasil subiu oito posições no ranking do World Happiness Report (WHR), alcançando o 36º lugar em 2024. Esse é o segundo ano consecutivo de melhora do país no relatório, que avalia a felicidade em cerca de 150 nações.
A classificação dos países mais felizes é feita com base nas avaliações dos moradores sobre a própria vida, em uma escala de 0 a 10. O estudo, conduzido pelo Centro de Pesquisa em Bem-estar da Universidade de Oxford, usa a média dessas avaliações ao longo de três anos para determinar a posição de cada país. O ranking também leva em conta dados como renda, saúde, liberdade, generosidade e corrupção.
Além disso, o estudo é feito com base em experimentos. Dessa vez, carteiras foram esquecidas de propósito pelas ruas de cada país. A análise de quantas foram encontradas e devolvidas é comparada com o número de pessoas que responderam sobre a devolução. O estudo concluiu que a confiança na generosidade está fortemente relacionada à felicidade, pois os dados mostram que as pessoas são mais felizes em lugares onde os cidadãos cuidam uns dos outros.
A Finlândia permanece como o país mais feliz do mundo pela oitava vez, seguida de outros países nórdicos, como Dinamarca, Islândia e Suécia, que tradicionalmente ocupam as primeiras posições do ranking.
O desempenho brasileiro superou o de países como Chile (45º lugar), El Salvador (37º), Espanha (38º) e Itália (40º). O melhor resultado do Brasil foi em 2014, quando ficou em 16º lugar.
O Afeganistão continua em último lugar em razão da crise humanitária agravada pelo retorno do Talibã. Serra Leoa e Líbano também estão entre os países menos felizes. Os Estados Unidos (24º lugar), apesar de ainda estarem à frente do Brasil, registraram sua pior posição até hoje.
No ranking, destacam-se Israel (8º), México (10º) e Uruguai (28º), o mais bem colocado entre os países sul-americanos.
Glossário
Nórdico: Termo que se refere aos países ao norte da Europa, pertencentes à península Nórdica.
Fonte: Folha de S.Paulo
COMENTÁRIOS