Medicamento promete reduzir em até 99,9% a transmissão do vírus
Freepik
Esta semana, a África do Sul, Essuatíni e Zâmbia começaram a aplicar um remédio inovador para prevenir o vírus HIV. O medicamento, chamado Lenacapavir, é aplicado apenas duas vezes por ano e pode reduzir em até 99,9% o risco de transmissão do vírus.
Na África do Sul, uma em cada cinco pessoas vive com HIV. Segundo dados da Unaids de 2024, a região da África Oriental e Austral concentra cerca de 52% dos 40,8 milhões de pessoas que vivem com HIV no mundo. Só na Zâmbia, aproximadamente 1,4 milhão de pessoas têm o vírus, com 30 mil novas infecções todos os anos. Em Essuatíni, que tem 1,2 milhão de habitantes, cerca de 220 mil pessoas convivem com o HIV.
Custo
O fabricante do Lenacapavir concordou em oferecer o medicamento sem fins lucrativos para até 2 milhões de pessoas em países com alta incidência de HIV, durante três anos. Hoje, o tratamento custa cerca de R$ 150 mil por pessoa ao ano. A expectativa é que, a partir de 2027, versões genéricas passem a ser vendidas por valores próximos de R$ 215.
Fonte: G1
COMENTÁRIOS