De acordo com o relatório anual da Agência Nacional de Energia, se o mundo não investir mais em fontes de energia renováveis, o planeta Terra pode ter um aumento na temperatura média de 2,4°C até 2100, o que é bastante preocupante, já que um aquecimento muito acima de 1,5°C pode trazer consequências sérias, como furacões cada vez mais fortes, tempestades, excesso de chuvas, secas e aumentos de temperatura, fazendo com que certas áreas hoje habitadas se tornem inabitáveis.
A agência informa, no relatório, que é preciso investir mais em fontes de energia renováveis, especialmente a eólica – por vento –, a solar, a nuclear e o hidrogênio. Se o mundo conseguir reduzir o uso de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, a poluição também vai diminuir. Então, essa medida tem dois ganhos: menos aquecimento e menos poluição.
Para isso acontecer, os gastos com energias renováveis, que hoje são de US$ 2 trilhões no mundo todo, teriam de subir para US$ 5 trilhões até 2035. É muito dinheiro, mas as consequências de não fazer esse investimento podem ser ainda piores.
Fontes: CNN e Agência Brasil
COMENTÁRIOS