Durante as férias de agosto, mais de 150 estudantes, ex-alunos e o professor se juntam para ensaiar as músicas, danças e criar fantasias.
Kleber Cordeiro/Shutterstock
No Japão, uma escola de Ensino Médio ensina samba para os estudantes. A escola Jiyuu no Mori, em Tóquio, criou uma matéria optativa de samba que já existe há mais de 20 anos! O professor Yoshihiro Shigeyama, que ensina o samba os alunos, leva os estudantes a um grande desfile de Carnaval em Asakusa, uma das maiores festas de Tóquio, da qual milhões de pessoas participam.
O samba chegou ao Japão logo após a Segunda Guerra Mundial e, embora seja muito popular por lá, é ensinado de forma diferente. No Japão, ele ficou famoso por meio de filmes e músicas de artistas como Carmen Miranda, tornando-se mais alegre e divertido, ao contrário da Bossa Nova, que é mais séria.
Infelizmente, o curso de samba pode acabar logo, porque Shigeyama está se aposentando e não encontrou ninguém para continuar a aula. Mas, por mais que o curso esteja com os dias contados, o professor se orgulha de ver como o samba, com toda a sua energia, conquistou os jovens japoneses. Em 2019, o grupo da escola, chamado GRES Bosque da Liberdade, subiu para a liga principal do Carnaval de Asakusa, o que foi uma grande conquista!
Hoje o samba não é só uma música divertida, mas uma forma de aproximar as culturas do Brasil e do Japão, mostrando como a música pode fazer as pessoas se unirem, mesmo que venham de lugares diferentes.
Fonte: BBC News
COMENTÁRIOS