Francisco era argentino e estava como Papa há 12 anos
Riccardo De Luca – Update/Shutterstock
O Papa Francisco, de 88 anos, faleceu na manhã de segunda-feira, 21 de abril, após 12 anos liderando a igreja Católica. Ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e, em seguida, teve uma insuficiência cardíaca.
Desde 2013, o Papa Francisco era o chefe da igreja Católica, depois de substituir o Papa Bento XVI. Seu nome de batismo era Jorge Mario Bergoglio, e ele foi o primeiro papa latino-americano da história. Ficou conhecido por ser próximo das pessoas, incentivar o diálogo e valorizar a humildade e o amor ao próximo.
A última vez que apareceu em público foi na Praça de São Pedro, no Vaticano, durante a missa de Páscoa, um dia antes de sua morte. Nos próximos dias, haverá cerimônias de despedida, incluindo uma que será aberta ao público.
O Papa Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, e a cerimônia deve contar com mais de duzentos chefes de Estado e de Governo. Depois disso, a igreja Católica vai começar o processo para escolher um novo Papa, que segue um rígido ritual interno e não tem duração exata.
Conclave
É o processo eleitoral para a escolha de um novo Papa. Nesta cerimônia, os cardeais se reúnem para decidir quem será o novo líder da igreja Católica.
Os cardeais eleitores ficam trancados dentro da Capela Sistina, em Roma, sem comunicação com o mundo exterior até que essa escolha, secreta, seja feita. A palavra “Conclave” vem do latim cum clavis, que quer dizer “com chave”, referindo-se justamente a essa prática de trancar os cardeais até que o processo seja finalizado.
Apenas os cardeais com menos de 80 anos podem votar. Atualmente, existem 120 que atendem a este quesito. Para ser eleito Papa, o cardeal deve receber dois terços dos votos. Caso isso não ocorra, uma nova eleição é realizada. Após a votação, as cédulas são queimadas. Se a fumaça resultante for preta, o Papa ainda não foi escolhido. Se for branca, significa que a igreja tem um novo líder.
Fontes: Uol, Infomoney e G1
Glossário:
AVC: Acidente Vascular Cerebral acontece quando o fluxo de sangue para uma parte do cérebro é interrompido, impedindo que as células cerebrais recebam oxigênio e nutrientes, o que pode causar danos permanentes.
COMENTÁRIOS