Mundo

EM TULSI, TODOS QUEREM SER YOUTUBERS

A aldeia Tulsi, na Índia, ficou conhecida como a “aldeia do YouTube”, pois mais de mil habitantes produzem vídeos para a internet. O sucesso começou em 2018, transformando a economia local, impulsionando carreiras e promovendo mudanças sociais, especialmente para as mulheres. 

ico comments 0

Capa de um dos vídeos de “Being Chhattisgarhiya”, um canal do YouTube que já alcançou milhões de visualizações
Reprodução/YouTube

 

A aldeia Tulsi, na Índia, tem cerca de 4 mil habitantes e, desse número, mais de mil pessoas trabalham com produção de vídeos para a internet. Por essa razão, o lugar é conhecido como a “aldeia do YouTube”. Lá, a plataforma transformou a economia local e promoveu mudanças sociais. A popularização da tecnologia e da internet na aldeia aproximou os habitantes das inovações do mundo atual e afastou os jovens de hábitos prejudiciais.

A transformação da aldeia começou em 2018, quando os amigos Jai Varma e Gyanendra Shukla criaram o canal “Being Chhattisgarhiya”. Seus vídeos virais combinavam humor e crítica social, conquistando rapidamente muitos seguidores. Em poucos meses, eles alcançaram grande popularidade, com 125 mil inscritos e mais de 260 milhões de visualizações. Os ganhos financeiros permitiram que eles deixassem seus empregos e se dedicassem ao YouTube em tempo integral, com uma renda mensal de mais de 30 mil rúpias (cerca de R$ 2 mil).

O sucesso deles inspirou outros moradores e a equipe de Shukla passou a treinar e apoiar novos produtores de vídeos. Todo esse movimento chamou atenção do governo do local, que, em 2023, construiu um estúdio de última geração na aldeia. Essa estratégia foi bem-sucedida, e o YouTube se tornou uma fonte de renda para muitos jovens que ali viviam, impulsionando a indústria regional de entretenimento.

Esse sucesso extrapolou as plataformas digitais e fez com que muitos moradores que desejavam ser atores entrassem para a indústria cinematográfica. Um exemplo é Pinky Sahoo, uma jovem de 27 anos de Tulsi, que se destacou como a maior estrela das redes sociais da aldeia, superando as expectativas da comunidade, que via sua aspiração a ser atriz como algo reprovável. Ela foi descoberta após postar vídeos de dança, o que a levou a participar de produções locais e a estrelar sete filmes.

Assim como Pinky Sahoo, as mulheres da aldeia também assumiram papéis centrais na revolução digital. Algumas delas acreditam que a plataforma pode ajudar a questionar normas sociais e a combater a violência doméstica, destacando vídeos que promovem o respeito e igualdade entre homens e mulheres. Para Pinky Sahoo, observar jovens terem ambições com suas carreiras é a maior recompensa de toda a jornada da plataforma na aldeia.

 

Glossário

Rúpia: Moeda utilizada em alguns países do continente asiático, como Índia, Nepal, Paquistão, Maldivas, Indonésia e Sri Lanka.

 

Fonte: BBC News Brasil

0

COMENTÁRIOS

Deixar comentário

QUER SABER AS novidades?

ASSINE A NEWSLETTER

    NEWSLETTER

    Cadastro realizado com sucesso!

    news image

    Pergunta Curiosa

    Envie sua pergunta
    ao Planeta Notícia

    Preencha os campos abaixo:



      Pergunta Curiosa

      Enviada com sucesso!

      Success message

      Pergunta Curiosa

      Envie sua pergunta
      ao Planeta Notícia

      Falha no envio do formulário, tente novamente mais tarde.

      Resposta para a pergunta curiosa

      Envie sua resposta
      ao Planeta Notícia

      Preencha os campos abaixo:



        Resposta

        Enviada com sucesso!

        Success message

        Resposta

        Envie sua resposta
        ao Planeta Notícia

        Falha no envio do formulário, tente novamente mais tarde.

        loading