Os esforços globais para eliminar os CFCs e outros gases que destroem a camada de ozônio estão dando resultado. Essas ações começaram com o Protocolo de Montreal, assinado em 1987. A camada de ozônio é responsável por filtrar os raios nocivos do sol, que podem causar problemas como câncer de pele e outros danos aos seres vivos.
Esse resultado tão importante reforça que cooperação internacional, e ações coletivas são ingredientes importantes para o sucesso de medidas para reverter os danos causados pelo ser humano ao meio ambiente. “Hoje, a camada de ozônio está se curando”, afirma o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em comunicado. Segundo ele, a camada deve recuperar os níveis da década de 1980 “em meados deste século”. “Esse avanço nos lembra que, quando as nações ouvem os alertas da ciência, o progresso é possível”, destaca Guterres.
Mesmo assim, especialistas alertam sobre a importância de continuar o monitoramento de novos poluentes prejudiciais ao meio ambiente.
Glossário
CFC: Substância química sintética que era utilizada em aerossóis, refrigeração e espumas plásticas.
Protocolo de Montreal: Acordo internacional criado para proteger a camada de ozônio, estabelecendo metas para a eliminação da produção e consumo de substâncias que a destroem.
Fonte: Uol
COMENTÁRIOS