IOC Media/YouTube
O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a criação dos Jogos Olímpicos de e-sports. A primeira edição deverá acontecer em 2025 na Arábia Saudita, e o evento será realizado a cada dois anos.
E-sports, ou seja, esportes eletrônicos, são competições organizadas de videogames em que jogadores profissionais ou amadores competem entre si, individualmente ou em grupos, geralmente em plataformas digitais. Esses eventos podem envolver uma ampla variedade de jogos de diversos gêneros, como jogos de luta, simuladores esportivos, jogos de estratégia e até mesmo de jogos de tiro em primeira pessoa.
A criação das olimpíadas de e-sports vinha sendo debatida pelos membros do comitê desde 2018 e foi aprovada com unanimidade neste ano.
As competições serão divididas em três modalidades: esportes físicos disputados em plataforma virtual; simuladores de esportes; e games de e-sports.
Segundo o presidente do COI, Thomas Bach, “esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação da criação dos Jogos Olímpicos de e-sports, estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de e-sports se envolveu com entusiasmo nessa iniciativa. Essa é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens”.
Explosão dos e-sports
Os e-sports vêm ganhando espaço no mundo todo e se tornando fonte de renda para jovens de diversas nacionalidades. Em muitos países são organizados torneios oficiais com equipes treinadas e público fiel.
As previsões do setor indicam que o faturamento desse mercado, que foi de 227 bilhões de dólares em 2023 (aproximadamente 1 trilhão e 382 bilhões de reais), vai alcançar US$ 312 bilhões em 2027 (R$ 1,9 trilhão), demonstrando que esse mercado é um dos que mais crescem atualmente.
Glossário
Unanimidade: Quando todas as pessoas concordam com a mesma coisa.
Fontes: CNN Brasil, Globo Esporte
COMENTÁRIOS