Thamires Moura
Atual campeã do World Skate Games, Maria Luiza dos Santos Souza nasceu na comunidade da Vila do João, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro (RJ), e nunca andou de skate.
Conhecida on-line como Maluzzita, a carioca se classificou em primeiro lugar para a estreia da modalidade
de e-sport no torneio mundial de skate. Mesmo sem ter computador ou aparelho de videogame, Maluzzita treina com equipamentos de familiares e se tornou a primeira mulher brasileira a participar do torneio realizado em Roma, na Itália. E ela ganhou!
“Estou radiante com esta vitória! É uma alegria imensa vencer minha primeira competição fora do Brasil e poder trazer este troféu, representando meu país e todas as mulheres jogadoras de esportes eletrônicos, principalmente as brasileiras. Agora me aguardem nos Jogos Olímpicos de 2025, na Arábia Saudita”, afirmou em comemoração à medalha de ouro.
Desde os 9 anos de idade, Maluzzita escapava para jogar em lan houses sempre que podia. Com 14 anos, começou a desenvolver um caso de depressão em decorrência de problemas familiares. Nesse momento, conheceu um projeto social que envolvia os jogos eletrônicos e que foi fundamental no seu processo de recuperação. Assim, com a ajuda dos games, ela encontrou um novo propósito, e o que era passatempo de infância se tornou sua profissão.
Hoje em dia, além de atleta campeã de e-sports e produtora de conteúdo, Maluzzita é embaixadora da DiversiGames – projeto que promove o acesso à cultura gamer para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Glossário
Lan house: Estabelecimento comercial em que clientes pagam para usar computadores com acesso à internet.
Fonte: Globo Esporte
COMENTÁRIOS