O Dia da Capoeira é comemorado em 3 de agosto
Sergio Pedreira/Pulsar Imagens
No Tocantins, essa manifestação cultural tem ganhado destaque, com iniciativas que buscam fortalecer e preservar suas tradições.
Em 2022, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) lançaram o primeiro volume de um livro que mapeia a capoeira no estado, identificando mestres, grupos e práticas associadas. Esse mapeamento é parte de um esforço contínuo para valorizar e proteger a capoeira como patrimônio cultural tocantinense.
Essas ações refletem o compromisso do estado com a preservação e a promoção da capoeira como elemento central da identidade cultural local.
Recentemente, um deputado propôs um Projeto de Lei para instituir a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial dos Tocantinenses, reconhecendo oficialmente sua importância para a cultura do estado.
A aprovação desse projeto reforçaria o compromisso institucional com a valorização da capoeira e incentivaria políticas públicas voltadas à sua preservação e promoção.
Essas iniciativas demonstram que, no Tocantins, a capoeira não é apenas uma prática cultural, mas também um símbolo de resistência, identidade e união.
Fontes: CCT e Capoeira do Brasil.
DEIXA QUE EU FALO!
Meu nome é Sabrina e eu faço capoeira no Espaço Cultural Morro Doce, uma instituição aqui de onde eu moro. Aqui não deixamos a cultura morrer. Fazemos capoeira, rap , grafite, zumba, e bem mais coisas que eu não me recordo. Eu amo, apesar de ser longe de casa.
Comecei a fazer capoeira no final do ano passado, acho que em julho. Estou evoluindo bastante, apesar de só ter 1 ano e meio de capoeira. Fiz no Santa Fé, que é uma instituição jesuíta onde fazemos maracatu, capoeira, cuidamos da nossa horta e muito mais. Eu amei fazer, apesar de gostar mais da parte de musicalidade. Os movimentos que fazemos são fáceis, se você treinar e tiver dedicação.
Eu amo o quanto o grupo é acolhedor! O desafio que eu venho enfrentando aqui é ter tempo pra treinar. Com a escola e o Santa Fé, dificilmente eu consigo treinar em casa.
Fontes: CCT e Capoeira do Brasil.
COMENTÁRIOS