Os campeonatos de e-sports são cada vez maiores e mais populares.
Freepik
Os esportes eletrônicos, ou e-sports, têm crescido cada vez mais e já contam com equipes profissionais, campeonatos e um grande público de fãs. Mas, afinal, porque os e-sports são tão populares?
Segundo a Pesquisa Game Brasil, três em cada quatro brasileiros jogam algum tipo de game, o que representa cerca de 74,5% da população. Esses números mostram que o crescimento do setor de jogos eletrônicos é impulsionado por grandes investimentos e acessibilidade à internet, tanto no Brasil quanto em outros países, tornando-o uma potencial fonte de renda para jovens de diferentes nacionalidades.
Embora já fossem muito conhecidos, o período da Covid-19 contribuiu para a expansão dos e-sports, aumentando o percentual de gamers e telespectadores ao redor do mundo, de acordo com dados da pesquisa citada anteriormente, 72,2% dos gamers brasileiros começaram a jogar mais durante o período de isolamento.
Com a visibilidade crescente de campeonatos oficiais e equipes de e-sports treinadas, onde jogadores competem em diversos gêneros de games — disputados individualmente ou em equipe — e que são transmitidos ao vivo por meio de plataformas de streamings, o setor continua em expansão e previsões apontam que o faturamento global, que foi de US$ 227 bilhões em 2023, deve atingir US$ 312 bilhões até 2027.
Olimpíada de e-sports é adiada para 2027
O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a criação dos Jogos Olímpicos de e-sports, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024. Diferentemente dos tradicionais Jogos Olímpicos, será realizada a cada 2 anos e a primeira edição do evento estava prevista para acontecer em 2025, na Arábia Saudita, porém acaba de ser adiada para 2027.
A criação das Olimpíadas de e-sports estava sendo debatida pelos membros do comitê desde 2018, e foi aprovada com unanimidade neste ano. As competições serão divididas em três modalidades: esportes físicos disputados em plataforma virtual; simuladores de esportes; e games de e-sports, desde que alinhados aos valores olímpicos.
O presidente da Comissão de E-sports do COI, David Lappartient, destacou a importância da colaboração com as federações internacionais e confederações nacionais de esportes para definir sistemas de classificação. Além disso, indicou que desenvolvedoras de games serão incluídas nas discussões.
O COI estabelecerá uma estrutura específica para as Olimpíadas de e-sports, distinta do modelo organizacional dos Jogos Olímpicos tradicionais. Essa iniciativa reflete o reconhecimento da crescente importância dos e-sports globalmente.
Fontes: CNN Brasil, Pesquisa Game Brasil, O Povo e Globo Esporte
COMENTÁRIOS