michelangeloop/Shutterstock
A conta de luz de todos os brasileiros vai ficar mais cara em outubro. Haverá uma cobrança extra de R$ 7,87 a cada 100 KWh (quilowatt-hora) utilizados. O KWh é a unidade de medição do consumo de eletricidade.
Essa taxa será cobrada porque o Brasil passa por um período de seca, a mais intensa em 70 anos, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Isso aumenta o custo de produção da energia.
A maior parte da eletricidade do país é obtida de usinas hidrelétricas, nas quais a energia gerada é mais barata. Mas, quando as chuvas diminuem e as represas das hidrelétricas ficam mais vazias, ou os rios com menos água, é necessário acionar as usinas termelétricas, que têm valor maior de produção.
Sistema de bandeiras tarifárias
Quando as condições de geração de energia hidrelétrica ficam menos favoráveis, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) indica a cobrança de uma taxa extra nas contas de luz, para financiar esse custo maior. O valor varia de acordo com a situação nas represas das usinas hidrelétricas e a previsão de chuvas nos rios que as formam.
Esse é o sistema de bandeiras tarifárias (entenda como ele funciona na tabela desta página). Para o mês de outubro, entrou em vigor a bandeira vermelha nível 2, que indica a maior necessidade de acionar usinas mais caras. Em setembro, estava valendo a bandeira vermelha nível 1, que tem uma cobrança adicional menor, de R$ 4,46 a cada 100 KWh consumidos.
Por causa dessas condições desfavoráveis para a produção de energia hidrelétrica, o governo chegou a cogitar a volta do horário de verão, no qual os relógios são adiantados em uma hora para aumentar o aproveitamento da luz natural. No entanto, a medida foi descartada, após avaliação de que seria possível lidar com a demanda de eletricidade sem ela.
A Aneel reforçou, em um comunicado, a necessidade de uso consciente de energia, especialmente neste período de bandeira vermelha acionada. Para a agência, ao saber que a eletricidade está mais cara e pagar mais por ela, o consumidor tem um incentivo extra para buscar alternativas para economizar luz.
As bandeiras indicam se haverá ou não cobrança adicional na conta de luz. Veja como funcionam!
Glossário
Usina hidrelétrica: Aquela que produz energia a partir da água acumulada em represas ou de rios.
Usina termelétrica: Aquela que produz energia a partir de gás ou carvão. No Brasil, usa-se gás.
Fontes: Aneel e Poder 360
COMENTÁRIOS