Freepik
Você já deve ter visto pistache em alguns doces. Esse fruto, que virou febre no Brasil, pode começar a ser produzido aqui. Mas será que isso é possível?
Apesar de ser uma planta que prefere climas frios, cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) afirmaram que o pistache poderia ser cultivado no país.
Hoje o Brasil importa muito pistache. Em 2023, foram mais de 600 toneladas, e esse número deve aumentar em 2024, já que importamos 400 toneladas somente até a metade do ano. Mas importar é caro!
Para que o cultivo dê certo, o pistache precisa de cuidados especiais. Como consome muita água, ele deve ser “enganado” com hormônios vegetais para simular um clima frio. Além disso, ao importar as mudas, deve haver cuidado para evitar doenças ou pragas que poderiam afetar outras culturas.
Uma forma de cultivar o pistache no Brasil segue sendo estudada. Alguns lugares parecem promissores, como o polo Petrolina/Juazeiro, no Nordeste, que têm tradição no plantio de frutas e boa disponibilidade de água.
O pistache, além de saudável, conquistou seu lugar como um ingrediente sofisticado e popular. Graças às redes sociais, virou tendência!
Fontes: G1, BBC News Brasil, IstoÉ.
COMENTÁRIOS