Comportamento

IMPRESSOS X DIGITAIS

Apesar da popularização dos livros digitais e aplicativos de leitura, pesquisas recentes indicam que o hábito de folhear páginas de papel continua sendo uma preferência nacional.

ico comments 0

Brasileiros preferem os livros físicos
Freepik

No início do ano, um estudo da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com a Nielsen BookData, revelou que 56% dos leitores compraram exclusivamente livros físicos nos últimos 12 meses. Para efeito de comparação, 30% dos consumidores optaram por uma combinação de livros impressos e digitais, enquanto apenas 14% preferiram os formatos digitais. Curiosamente, a pesquisa também mostrou que 49% dos brasileiros escolheriam comprar em lojas físicas, caso os preços fossem iguais aos das plataformas on-line.

A tendência reflete não apenas um apreço pelo objeto físico – com seu cheiro, textura e presença material –, mas também uma valorização do momento de leitura como experiência sensorial e afetiva. Especialistas apontam que, embora os dispositivos digitais ofereçam praticidade e acesso a milhares de títulos em poucos cliques, o livro físico ainda é visto como um item de valor emocional para quem o lê, além de um momento de fuga das distrações digitais.

Além disso, o mercado editorial tem se adaptado, investindo em projetos gráficos mais atrativos, capas sofisticadas e edições especiais, o que torna o livro físico um verdadeiro item de colecionador. Livrarias também têm se reinventado, promovendo eventos e criando ambientes convidativos para leitores de todas as idades.

Fontes: O Valor e Câmara Brasileira do Livro.

 

O LEITOR QUER SABER

Tem gente que lê todos os livros antes de chegarem às livrarias?
Pietra Andrade, 13 anos

Oi, Pietra. Boa pergunta! Por trás de todo livro publicado existe um longo processo que envolve diversos profissionais que precisam ler o conteúdo antes que ele chegue às prateleiras das livrarias.

Na etapa inicial da publicação, editores e revisores acompanham a obra desde os primeiros rascunhos, corrigindo erros e ajustando o texto até que ele esteja pronto para ser impresso.

Após a etapa de edição, algumas editoras convidam leitores beta para ler o livro antes da publicação. Esses leitores ajudam a identificar aspectos que podem ser aprimorados, como o ritmo da narrativa, a coerência dos personagens e o interesse geral da obra. Além disso, críticos literários – profissionais especializados – oferecem opiniões e sugestões para tornar a história ainda mais envolvente.

Em seguida, designers e ilustradores analisam partes da história para criar capas, ilustrações e definir um projeto gráfico, garantindo um visual que combine com o conteúdo.

Antes do lançamento, influenciadores, jornalistas e livreiros recebem cópias antecipadas do livro, chamadas ARCs (do inglês Advanced Reader Copies, que significa “cópias de leitura antecipada”), para fazer resenhas e divulgar, ajudando a atrair o público.

Tudo isso faz parte de uma grande preparação que acontece em silêncio, muito antes de o livro chegar às mãos dos leitores comuns. E é muito mágico!

0

COMENTÁRIOS

Deixar comentário

QUER SABER AS novidades?

ASSINE A NEWSLETTER

    NEWSLETTER

    Cadastro realizado com sucesso!

    news image

    Pergunta Curiosa

    Envie sua pergunta
    ao Planeta Notícia

    Preencha os campos abaixo:



      Pergunta Curiosa

      Enviada com sucesso!

      Success message

      Pergunta Curiosa

      Envie sua pergunta
      ao Planeta Notícia

      Falha no envio do formulário, tente novamente mais tarde.

      Resposta para a pergunta curiosa

      Envie sua resposta
      ao Planeta Notícia

      Preencha os campos abaixo:



        Resposta

        Enviada com sucesso!

        Success message

        Resposta

        Envie sua resposta
        ao Planeta Notícia

        Falha no envio do formulário, tente novamente mais tarde.

        loading