Tanto no Brasil quanto no mundo, a ansiedade tem se tornado uma grande preocupação. Por aqui, o número de casos de ansiedade entre crianças e adolescentes superou o de adultos pela primeira vez, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Não há uma causa específica para a ansiedade infantil ou adolescente. E o diagnóstico pode aparecer por diversos motivos.
COMO AJUDAR ALGUÉM DURANTE UMA CRISE
Quer ajudar mas não sabe como? Cinco passos simples, listados a seguir, podem ser úteis em momentos de crise:
- Auxilie a pessoa a controlar a respiração
A respiração é superimportante quando alguém está se sentindo ansioso. Então, que tal fazer isso com a pessoa? Uma dica é respirar devagar, seguindo a regra dos 7 segundos: inspire contando até 4, segure por 3 segundos e depois expire todo o ar bem devagar.
- Pergunte se a pessoa quer conversar
Pode ser que ela queira contar o que está pensando. Falar sobre o assunto pode ajudar. Lembre-se de que não ajuda dizer: “não se preocupe” ou “vai passar”. Deixe a pessoa falar o que está sentindo.
- Tente distraí-la com coisas boas
Falar sobre momentos felizes ou lembrar uma história legal pode ajudar. Mas, se ela não estiver no clima, pare e não force.
- Faça a pessoa se concentrar nos próprios movimentos
Peça a ela que se abrace e dê tapinhas nos ombros enquanto respira devagar. Isso pode ajudá-la a se acalmar e a pensar melhor.
- Respeite os desejos da pessoa
Se ela não quiser um abraço ou não estiver no clima para conversar, respeite. Quem está em crise precisa ser acolhido de acordo com suas necessidades, e não com base no que outra pessoa considera ideal.
Ajudar alguém durante uma crise de ansiedade pode ser desafiador, mas seu apoio pode fazer toda a diferença. Lembre-se: oferecer suporte e compreensão é essencial para controlar uma crise e ajudar no processo de recuperação.
PRECISOU DE AJUDA? VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ!
A seguir você encontra o contato dos principais serviços de saúde mental disponibilizados no Brasil.
CVV – Centro de Valorização da Vida
Oferece apoio emocional com atendimentos gratuitos e atende por telefone ou chat 24 horas por dia, todos os dias.
Telefone: 188
Rede Pode falar
Chatbot da Rede Pode falar, um canal de escuta acolhedora para adolescentes e jovens que oferece serviço de apoio emocional e conteúdos confiáveis em saúde mental.
https://www.podefalar.org.br/
Mapa Saúde Mental
O mapa apresenta serviços públicos gratuitos de saúde mental disponíveis em todo o território nacional.
https://mapasaudemental.com.br/
Além dessas instituições, você pode entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximos.
O importante é saber que você não está sozinho!
COMENTÁRIOS