Simulação da pata com as duas garras
Freepik
Uma nova espécie de dinossauro com duas garras foi descoberta no deserto de Gobi, na Mongólia. Chamada de Duonychus tsogtbaatari, ela é diferente dos outros dinossauros de seu grupo, conhecidos como Therizinosaurus, que ficavam de pé sobre as patas traseiras e tinham três garras.
Com tamanho médio, esse dinossauro pesava cerca de 260 quilos e viveu há milhões de anos, durante o Período Cretáceo, já no final da era dos dinossauros. A região onde ele foi encontrado, chamada de formação Bayanshiree, é uma das áreas mais ricas em fósseis de dinossauros do mundo, segundo a Unesco.
Mesmo tendo duas garras como o famoso Tyrannosaurus rex, o dinossauro Duonychus desenvolveu essa característica de forma diferente. Suas garras eram bem grandes, com quase 30 centímetros, e mais compridas que os ossos das patas. Os cientistas acreditam que elas eram usadas para pegar plantas, mas talvez também servissem para cavar ou se defender, pois eram fortes e móveis. Outro fator que pode ter ajudado esse dinossauro a usar as garras com mais eficiência é uma espécie de unha que as cobria. Essa característica nunca tinha sido vista em outros dinossauros do grupo.
A descoberta ajuda os cientistas a entenderem melhor como os dinossauros viviam e sua evolução ao longo do tempo.
Fontes: BBC News Brasil e Folha de S.Paulo
COMENTÁRIOS