Na imagem, a ordem dos planetas a partir do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Freepix
Já pensou em olhar para o céu e ver vários planetas alinhados ao mesmo tempo? Pois isso vai acontecer nos próximos dias. O fenômeno raro, chamado de “alinhamento planetário”, permitirá a observação de sete planetas de uma só vez.
Apesar de ser possível ver esse alinhamento no dia 28 de fevereiro, astrônomos avisam que o melhor dia em São Paulo será 4 de março, logo após o pôr do sol. Para ter uma visão melhor, procure um local aberto, longe de prédios e luzes fortes, e com o horizonte bem visível. Se o tempo estiver limpo, você poderá observar Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte a olho nu. Já Urano e Netuno vão precisar de um binóculo ou telescópio pequeno. O mais difícil de ver será Saturno, que ficará visível por pouco tempo e em um horário específico.
Esse evento acontece quando vários planetas ficam posicionados no mesmo lado do Sol. Eles não formam uma linha perfeita, mas, vistos da Terra, parecem estar enfileirados no céu. Esse tipo de alinhamento com sete planetas é muito raro e só deve acontecer de novo em 2161.
Dicas para aproveitar o evento:
- Escolha um lugar alto e sem muitas luzes para ver melhor os planetas.
- Use aplicativos como Stellarium ou Star Walk 2 para localizar os planetas em tempo real.
Não perca essa chance de ver o desfile dos planetas e registrar um momento que só vai se repetir daqui a mais de 100 anos.
Fontes: Starwalk2, Superinteressante e UOL
COMENTÁRIOS