Ethan Daniels/Shutterstock
Cientistas fizeram uma descoberta incrível perto das Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico: o maior coral já registrado! Ele é tão grande que, ao vê-lo pela primeira vez, os pesquisadores acharam que era um navio naufragado.
Diferentemente de um recife de coral, que costuma ser composto de várias colônias, esse coral gigante (de cerca de 300 anos) é uma peça só, formada por milhões de pequenos organismos chamados pólipos. Ele mede impressionantes 34 metros de largura por 32 metros de comprimento, três vezes maior que o recordista anterior.
A descoberta aconteceu em uma área conhecida como Três Irmãs, no sudeste das Ilhas Salomão, durante uma expedição da equipe da National Geographic, organização global comprometida em explorar e proteger o planeta. Apesar dos desafios enfrentados pelos corais em todo o mundo, como o aumento da temperatura e da acidez dos oceanos, esse megacoral traz uma mensagem de esperança.
Além de ser enorme, o coral está repleto de vida e cores vibrantes, mostrando que a natureza ainda é capaz de nos surpreender e resistir às mudanças. Para os cientistas, é um lembrete de quanto ainda há para explorar e proteger nos oceanos.
Glossário
Colônia: Aquilo que está reunido, agrupado.
Fonte: Estadão
COMENTÁRIOS