Visão aproximada do Oncom, que pode ser utilizado como recheio ou acompanhamento de pratos.
Wikipédia
Oncom é um prato tradicional da Indonésia, feito a partir da fermentação de restos de grãos e leguminosas. A base para essa fermentação está no fungo Neurospora intermedia. Cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) apontam esse fungo como uma solução para aproveitar restos de comida que normalmente seriam desperdiçados, como o arroz.
A aplicação do Neurospora tem potencial para reduzir o impacto ambiental do desperdício, que é um problema global e agrava a crise climática. O processo de fermentação usa menos energia e emite menos gases de efeito estufa do que o descarte ou produção de novos alimentos.
Além disso, o fungo se destaca de outros alimentos que utilizam esse processo, como queijos e vinhos, por ser capaz de crescer em diferentes resíduos sem produzir toxinas perigosas para humanos e animais. Essa característica o torna promissor para reduzir o desperdício alimentar ao transformar sobras de comida em produtos seguros e nutritivos.
A pesquisa sugere uma alternativa promissora para economizar recursos e melhorar a segurança alimentar em países como a Indonésia, pois oferece alimentos acessíveis e nutritivos para comunidades de baixa renda.
Fonte: Nexo Jornal
COMENTÁRIOS