Missão embarcada na cápsula Dragon Freedom, da Space X, chega para resgatar os astronautas presos no espaço
Nasa
Nove meses. Exatos 286 dias. Esse foi o tempo que os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore passaram na Estação Espacial Internacional (ISS). Ontem, dia 18, eles finalmente retornaram à Terra a bordo da cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, que pousou com sucesso nas águas do Golfo do México, na Flórida. Toda a viagem de volta durou 17 horas.
Depois de tanto tempo no espaço, Suni e Butch precisarão reaprender algumas habilidades na Terra. Assim que pousaram, os astronautas passaram por uma avaliação médica imediata com um cirurgião de voo — um procedimento-padrão para quem retorna de missões longas, segundo a NASA.
Qual é o efeito do espaço no corpo dos astronautas?
As viagens espaciais são um marco histórico para a ciência, possibilitando descobertas incríveis sobre o universo e sua vastidão. No entanto, para embarcar nessa jornada rumo às estrelas, os astronautas precisam se preparar para longos períodos no espaço, enfrentando desafios e riscos que vão além da imaginação. Aliás, você já se perguntou como o nosso corpo reage quando está fora da órbita da Terra?
A perda de peso e o cansaço são reações comuns entre os astronautas, pois o corpo humano responde de maneira completamente diferente na ausência de gravidade. Além disso, essa ausência provoca um acúmulo de fluidos corporais, que migram para a parte superior do corpo, afetando principalmente os olhos e o coração. Nesse caso, a pressão intracraniana é alterada, o que pode resultar em problemas de visão e dificuldades na circulação sanguínea, uma vez que o coração entende que não precisa mais bombear o sangue com a mesma intensidade para vencer a gravidade.
Após retornarem à Terra, alguns astronautas ainda relatam sequelas do tempo passado no espaço, especialmente no que diz respeito à readaptação à gravidade. Muitos enfrentam dificuldades em realizar tarefas simples do cotidiano, como sentar e caminhar, e, por isso, precisam passar por um longo processo de recuperação para que seus corpos se ajustem novamente à vida terrestre.
Com o aumento das missões espaciais e os avanços da ciência, estudos estão desenvolvendo novas ferramentas para amenizar o impacto das viagens espaciais no corpo humano, além de projetar dispositivos para monitorar a saúde dos astronautas durante e após as missões.
Fontes: O Globo, CNN Brasil e BBC
COMENTÁRIOS