O Alzheimer é uma doença que atinge 32 milhões de pessoas em todo o mundo
Freepik
Cientistas dos Estados Unidos e da Suécia identificaram que um exame de sangue pode detectar a doença de Alzheimer em pacientes e indicar em que estágio ela se encontra. Os resultados mostraram que o exame reconhece a doença com 92% de precisão.
A descoberta foi publicada recentemente na revista científica Nature Medicine, as o exame está presente no mercado desde 2023, em fase de testes. Ele foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Washington e, nos estágios iniciais da pesquisa, foram coletadas amostras no Brasil e encaminhadas para avaliação nos Estados Unidos.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa perda progressiva de memória e de outras funções cerebrais. O exame analisa uma proteína específica presente no sangue, chamada MTBR-tau243. Quando essa proteína aparece em grandes quantidades, é sinal de que há danos no cérebro causados pelo Alzheimer. Quanto mais avançado, maior a quantidade dessa proteína no sangue.
Hoje em dia, o exame mais usado para diagnosticar Alzheimer é caro e de difícil produção. Por isso, esse novo teste de sangue pode ser uma opção mais simples, rápida e de menor custo. O exame está disponível em alguns laboratórios do país para pessoas com idade igual ou maior do que 55 anos que apresentarem o pedido médico.
Glossário
Neurodegenerativo: Termo que se refere a doenças que afetam o sistema nervoso, causando a morte de neurônios. Essas doenças são incuráveis e progressivas.
Fontes: BBC Brasil, Metrópoles e Agência Câmara de Notícias
COMENTÁRIOS