Espetáculo de abertura do evento Capital Mundial do Livro 2025, no Rio de Janeiro
Prefeitura do Rio de Janeiro/YouTube
Todos os anos, a Unesco escolhe uma cidade do mundo para ser a Capital Mundial do Livro. Esse título é dado a lugares que fazem ações incríveis para incentivar a leitura, especialmente entre os jovens. Cidades como Guadalajara, no México (2022), e Acra, em Gana (2023), já receberam essa honra.
Para 2025, a cidade escolhida foi o Rio de Janeiro! Isso significa que o Rio é a primeira cidade de língua portuguesa a receber esse título!
O Rio começou a se preparar já em 2024 e, em 23 de abril de 2025 – que é o Dia Mundial do Livro! –, assumiu oficialmente essa função.
A cidade tem tudo a ver com livros e literatura! É o lar de autores famosos e de lugares muito importantes, como a Academia Brasileira de Letras, a Biblioteca Nacional, o Real Gabinete Português de Leitura, e de eventos como a Bienal do Livro, a Festa Literária das Periferias (Flup) e muitos outros.
Olha só o que vai rolar:
- A modernização das bibliotecas públicas, com o projeto Bibliotecas do Amanhã. Mais de R$ 16 milhões serão investidos para deixar os espaços de leitura mais modernos e interessantes.
- A Bienal do Livro vai ficar ainda mais divertida, com experiências multimídia e o Primeiro Congresso de Literatura Latino-Americano, que vai reunir profissionais de vários países.
- A Book Parade, exposição de arte pelas ruas inspirada na famosa Cow Parade, em que artistas vão criar obras com livros como tema.
- A Noite dos Livros, um evento que deve durar 24 horas sem parar, com palestras, oficinas, apresentações musicais, atividades para crianças e muito mais!
- O programa Livro nos Trilhos, que vai espalhar livros em estações de trem, metrô e ônibus para que mais pessoas possam ler.
- A caixa literária, composta de livros dos países falantes de língua portuguesa que serão debatidos e discutidos ao longo do ano. Ao final, ela será enviada a Rabat, no Marrocos, próxima Capital Mundial do Livro.
- A criação da Academia Editorial Júnior, que oferecerá cursos para quem quer trabalhar com livros.
Além dessas ideias, a Prefeitura ainda vai fazer outras parcerias com a sociedade e com empresas privadas para criar um calendário cheio de atividades culturais pelos próximos anos.
Fontes: Prefeitura do Rio e Eu, Rio!
COMENTÁRIOS