A temperatura deve bater 42 graus no Rio de Janeiro.
Kieferpix/Shutterstock
Quem está derretendo de calor levanta a mão! A partir de hoje, dia 17, o Brasil deve enfrentar uma das ondas de calor mais intensas dos últimos tempos. No Rio de Janeiro, a temperatura chegou a quase 40 graus ontem e, se as previsões estiverem certas, essa marca pode ser superada. Hoje, a temperatura pode chegar até 42 graus. E tudo isso por causa de uma massa de ar quente que está vindo do oceano, deixando o clima muito abafado.
Esse calorão deve atingir estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, e depois vai para Goiás e Bahia. Isso fará as temperaturas ficarem cinco graus mais altas do que o normal.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor deve deixar as temperaturas em São Paulo acima dos 33 graus durante toda a semana, chegando a atingir 37 graus nesta segunda-feira, 17. O registro mais alto de temperatura na capital paulista foi em 16 de outubro de 2014, quando os termômetros marcaram 37,8 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O que é uma onda de calor?
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) explica que uma onda de calor acontece quando o calor fica muito forte, superando 5°C a mais que o normal, por pelo menos 5 dias seguidos. E isso, para que seja considerado uma onda de calor, precisa acontecer em várias cidades.
Neste ano, já tivemos duas ondas de calor no Brasil. A primeira foi em janeiro, e a segunda aconteceu entre 2 e 12 de fevereiro, no Rio Grande do Sul. Durante a segunda onda, o calor foi tão forte que o Inmet alertou sobre perigo de calor extremo, com temperaturas acima de 40 graus em vários lugares, como em Porto Alegre, onde chegou a 39,3°C.
Dicas de como passar por essa onda de calor:
- Capriche na hidratação; você pode tomar água, sucos e chás gelados.
- Faça uma alimentação leve e abuse das verduras e frutas.
- Tente não se expor ao sol, principalmente nos horários entre 10h e 16h.
- Evite atividades físicas nesses horários.
- Use chapéus ou bonés para sair à rua.
- Picolés de frutas também ajudam a refrescar.
Fontes: Globo.com e Inmet
COMENTÁRIOS