O café produzido no Brasil será um dos produtos mais impactados pela nova taxa imposta pelos EUA
Freepik
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta semana uma nova taxa de 50% sobre todos os produtos brasileiros que entrarem no país. A medida deve começar a valer em 1º de agosto, mas já está causando preocupação no Brasil e em outras partes do mundo.
A nova taxa afetará bastante o comércio entre os dois países. Se realmente for aplicada, deve refletir em toda a cadeia de produção e consumo. Indústrias e representantes da agropecuária brasileira já manifestaram preocupação e disseram que as taxas ameaçam até mesmo os empregos.
Produtores de dois produtos, em especial, já estão fazendo as contas desse impacto: o café e a laranja. Atualmente, cerca de 30% do café consumido pelos Estados Unidos vem do Brasil. No caso do suco de laranja, o impacto também será grande, já que mais da metade do que é vendido nos EUA é produzida aqui.
Para tentar reverter essa situação, o governo brasileiro vai precisar negociar com os EUA e tentar minimizar os prejuízos. Outra possibilidade é usar a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada recentemente pelo Congresso, que permite ao governo adotar medidas de resposta a países que impuserem barreiras comerciais ou políticas contra o Brasil.
Fontes: O Globo, Uol, IstoÉ Dinheiro
COMENTÁRIOS