Primeiro hospital inteligente do SUS deve ficar pronto até 2029
Freepik
O primeiro hospital inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS) deve começar a ser construído em 2026 e tem inauguração prevista para 2028 ou 2029. O projeto, liderado pelo Ministério da Saúde e financiado pelo Banco dos BRICS (NDB), receberá um investimento de R$ 1,7 bilhão.
O acordo firmado entre o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e o governo de São Paulo autoriza a construção de um novo prédio dentro do complexo. Ele será erguido do zero e equipado com sistemas digitais, inteligência artificial e rede 5G, que permitirá integrar ambulâncias e equipes de emergência em tempo real.
O novo instituto deve organizar e acelerar o fluxo de atendimento, absorver casos de urgência e emergência do HC e, de quebra, dobrar a capacidade atual de atendimento. A proposta também inclui nacionalizar tecnologias para que funcionem em um sistema universal e de grande escala como o SUS.
Além disso, o projeto seguirá padrões avançados de sustentabilidade, com baixo carbono, eficiência energética, reuso de água e processos automatizados para reduzir desperdícios.
Fontes: G1 e Olhar Digital
COMENTÁRIOS