Segurança digital e uso consciente são temas centrais desse Guia
Freepix
Nesta semana, o governo federal apresentou um material especial chamado Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais. A iniciativa busca ajudar crianças, adolescentes, pais e professores a terem hábitos digitais mais saudáveis e seguros.
O guia tem recomendações para evitar o uso excessivo de telas e proteger a saúde mental e física de crianças e adolescentes. Segundo a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, passar muito tempo em frente às telas pode contribuir para ansiedade, depressão, sedentarismo e até mesmo situações de cyberbullying.
O material foi desenvolvido com base em pesquisas científicas e na opinião de crianças, adolescentes, responsáveis e educadores. Além disso, será sempre atualizado para acompanhar as mudanças tecnológicas.
A secretária-executiva do Ministério, Janine Mello, ressaltou que o controle do tempo de tela está mais desafiador do que no passado. “Antes, o acesso à tecnologia era mais compartilhado, como na TV e nos videogames, e acontecia geralmente em família. Hoje, cada um usa seu próprio dispositivo a qualquer momento e em qualquer lugar, o que torna mais difícil o acompanhamento pelos adultos”, explicou ela.
Com essa iniciativa, o governo quer incentivar um uso mais consciente da tecnologia, permitindo que crianças e adolescentes aproveitem o mundo digital de forma mais segura e equilibrada.
O guia está disponível para leitura on-line. Clique aqui.
Fontes: CNN Brasil e Revista Crescer
Glossário:
Cyberbullying: Prática de intimidação, humilhação e exposição por meio de ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens.
COMENTÁRIOS