O Brasil é o maior exportador de frango do mundo
Luciana Whitaker/Pulsar Imagens
Em maio foi confirmado o primeiro caso de gripe aviária (H5N1) em uma granja na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O vírus, que anteriormente só tinha sido achado em aves silvestres, infectou frangos criados para o consumo, e mais de 15 mil galinhas foram encontradas mortas.
Mas os casos de gripe aviária não se restringem à cidade de Montenegro.
A 50 quilômetros dali, no município de Sapucaia do Sul, o vírus causou a morte de ao menos 104 aves, como cisnes, patos e marrecos, no Parque Zoológico.
No Distrito Federal, duas aves foram encontradas mortas no Zoológico de Brasília, com suspeita da doença. Em uma propriedade particular na cidade de Mateus Leme, em Minas Gerais, três animais foram infectados e morreram.
Visando se proteger da entrada do vírus em seus territórios, 53 países suspenderam a compra do produto, mesmo que esteja comprovado que ele não oferece risco ao consumo humano.
Embora o cozimento da carne elimine o vírus H5N1, a preocupação é de que cargas contaminadas possam, no transporte, infectar aves nos territórios de destino.
O Ministério da Agricultura e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) destacam que essa possibilidade é remota, pois exigiria o contato entre o frango infectado e as aves vivas.
Ainda assim, as regras sanitárias internacionais determinam a suspensão das importações em caso de doença infecciosa. Em busca de reverter esse quadro, o governo brasileiro colocou em prática os protocolos para conter o surto e proteger a produção de frangos no país.
Coordenado pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO), o plano começa com uma investigação na propriedade onde houve a suspeita da doença. Caso o vírus esteja presente, é declarada Emergência Sanitária na região. A partir disso, ocorre o isolamento da propriedade em um raio de 10 quilômetros, com restrição de movimentação de animais, produtos e pessoas. Os animais infectados são sacrificados, e os resíduos e produtos são destruídos.
Por fim, todo o ambiente da granja é rigorosamente higienizado, e barreiras sanitárias são instaladas, realizando a desinfecção dos veículos que passam pela área.
Glossário
Protocolo: Conjunto de regras, diretrizes ou procedimentos que devem ser seguidos para garantir uma ação adequada e padronizada.

Gripe aviária (H5N1)
O vírus causador da doença foi descoberto em 2006. Sua circulação se concentrava em países da Ásia, da África e do norte da Europa. A gripe aviária, causada pelo vírus H5N1, é um tipo mais agressivo da doença e pode causar sintomas graves nas aves, como problemas respiratórios e neurológicos.
A transmissão para humanos é muito rara e só acontece com quem tem contato direto com aves infectadas. Nos seres humanos, ela causa desde sintomas leves, como febre alta, tosse, dor de garganta, de cabeça e mal-estar geral, até os mais graves, como pneumonia, infecção respiratória aguda grave e falência dos órgãos, podendo ocasionar a morte.
Fontes: G1 e UOL
COMENTÁRIOS