Focus Pix/Shutterstock
Em quatro anos, o número de jovens menores de idade aptos a votar cresceu 78%. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tem, em 2024, 1.836.081 eleitores com 16 ou 17 anos. No pleito que elegeu o presidente da República em 2022, a presença de eleitores jovens foi ainda maior: 2,1 milhões de adolescentes menores de 18 anos participaram das eleições.
Os dados mostram que o crescimento no número de jovens eleitores nas últimas votações superou, em muito, o crescimento do eleitorado em geral. Em comparação, a quantidade de pessoas em idade obrigatória aptas a votar no Brasil cresceu 5,4% de uma eleição municipal a outra.
Outra parcela do eleitorado que exerce o voto facultativo é a dos idosos acima de 70 anos. Após essa idade, as pessoas não são mais obrigadas por lei a votar. Ainda assim, 15,2 milhões delas estão com o título de eleitor em dia, representando 9,76% do eleitorado total. Em relação às eleições de 2020, o número cresceu 23%. Ao todo, 20,5 milhões de brasileiros que não são obrigados a votar estão habilitados para participar, neste ano, da eleição de prefeitos e vereadores
Fontes: BBC Brasil, Estadão
COMENTÁRIOS