Zanone Fraissat/Folhapress
Os animais haviam sido recolhidos e tratados de ferimentos nas patas causados por fogo; eles estavam em uma unidade de tratamento próxima da cidade de Poconé (a 104 km de Cuiabá, MT), quando uma queimada chegou a cerca de quatro quilômetros da base onde se encontravam. Por isso, tiveram de ser resgatados novamente.
A ação foi filmada e publicada em redes sociais do Ibama. No vídeo, uma anta aparece carregada por agentes das instituições envolvidas no resgate. Além do Ibama, participaram o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema) e o Instituto Ampara Pantanal.
A anta, assim como os demais animais, ainda estava em tratamento dos ferimentos de queimadas anteriores. Eles foram levados para o Posto de Atendimento Emergencial de Animais Silvestres (PAEAS), que fica na entrada da rodovia Transpantaneira. Quando o perigo passar, eles devem voltar para a unidade de tratamento em que estavam. “Após o cuidado de saúde e reabilitação, eles poderão voltar para o seu habitat”, disse Marília Gama, do Ibama.
Fontes: Metrópoles, G1, Ibama e Estadão
COMENTÁRIOS