Aurora Boreal é um fenômeno que se dá a partir de explosões solares
r3dmax/Freepik
Nesta semana, moradores de algumas regiões dos Estados Unidos puderam ver o céu brilhar por duas noites com esse fenômeno incrível. A aurora boreal normalmente aparece só em algumas partes do mundo, como Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Alasca, Escócia, Groenlândia, Rússia e Canadá.
Esse espetáculo colorido aconteceu por causa de tempestades solares que partiram do Sol e chegaram até a Terra. Apesar de ser lindo de ver, essas tempestades podem atrapalhar sinais de comunicação, a rede elétrica e até o funcionamento de satélites. O Serviço Geológico Britânico classificou o evento de terça-feira como uma tempestade canibal, porque ela foi tão forte que interrompeu comunicações e deixou os sinais de GPS menos precisos.
Quando essas tempestades solares chegam, elas trazem nuvens de gás que bagunçam o campo magnético da Terra, causando tempestades geomagnéticas. Os meteorologistas acreditam que as duas primeiras nuvens foram as responsáveis por deixar o céu tão iluminado e produzir a aurora boreal dessas noites especiais.
Fonte: CNN Brasil

O que é a aurora boreal?
O Sol solta partículas cheias de energia, chamadas de vento solar. Quando essas partículas chegam perto da Terra, elas “batem” no nosso campo magnético, que funciona como um escudo de proteção, e são empurradas para os polos.
Quando entram na atmosfera, essas partículas colidem com gases como o oxigênio e o nitrogênio. Essas colisões fazem surgir as luzes coloridas da aurora boreal, que aparecem no Pólo Norte. As cores podem ser verdes, vermelhas ou roxas.
COMENTÁRIOS