O cuidado com o planeta está sendo amplamente discutido na COP30
Alla541/Freepik
A saúde do planeta está em um momento decisivo. Começa hoje a 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), em Belém (PA). Cerca de 50 mil pessoas, entre diplomatas, líderes, ativistas, cientistas e empresários participam do encontro.
Durante as próximas duas semanas, líderes mundiais discutirão temas vitais para a sobrevivência do planeta, como a aceleração da transição energética, a ampliação do financiamento climático e a proteção das florestas tropicais.
Serão dias de intensos debates e de decisões importantes, que definirão metas em temas essenciais para a preservação da Terra. A transição energética, por exemplo, é um dos maiores desafios das próximas décadas e será amplamente debatida na COP30. A meta é transformar a forma como o mundo produz e consome energia, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis e ampliando o uso das fontes renováveis.
O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) também será um dos temas discutido nos próximos dias. Proposto pelo Brasil, o TFFF é um fundo de investimento cujos lucros gerados seriam destinados aos países que mantêm suas florestas em pé, como o Brasil, a Indonésia e o Congo.

Combustíveis fósseis
Fontes de energia não renováveis, formadas a partir da decomposição de matéria orgânica, como plantas e animais. Os principais tipos são o petróleo, carvão mineral e gás natural.
Fonte: G1
COMENTÁRIOS