Pessoas deportadas dos Estados Unidos entram em um centro de triagem no aeroporto da Guatemala, em junho de 2025
Anna Moneymaker/Reuters/Fotoarena
Nos Estados Unidos, as opiniões sobre as deportações feitas pelo governo de Donald Trump estão mudando. Desde que voltou ao poder, ele prometeu reforçar o controle das fronteiras e aumentar as deportações de imigrantes que estão no país sem autorização. Porém, pesquisas recentes mostram que muitos americanos não estão mais apoiando essas medidas com tanta força como antes.
Mais da metade das pessoas entrevistadas pela CNN (cerca de 55%) acredita que as ações do governo para prender e deportar imigrantes foram exageradas. Além disso, 57% são contra a ideia de construir grandes centros de detenção, lugares onde os imigrantes são mantidos presos até serem mandados de volta para seus países – apenas 26% concordam com essa proposta.
Outra pesquisa, realizada pela emissora CBS, mostrou que 56% das pessoas acham que as deportações estão afetando quem não representa nenhum perigo para a sociedade. Isso é importante, porque muita gente começa a se preocupar quando vê que famílias ou trabalhadores comuns estão sendo presos, mesmo sem terem cometido crimes. O apoio às políticas migratórias do governo Trump caiu para 49%, o que mostra que a confiança do público está diminuindo.
Um grupo de estudos chamado Pew Research Center também fez uma pesquisa e descobriu que metade das pessoas acredita que as deportações estão sendo feitas de forma “descuidada”.
Quase 47% das pessoas entrevistadas disseram que não aprovam a maneira como o governo está tratando os imigrantes. Além disso, outra pesquisa mostrou que 79% dos americanos hoje veem a imigração como algo positivo para o país – em 2024, esse número era de 64%. Isso mostra que mais estadunidenses estão entendendo que os imigrantes podem ajudar a sociedade, em vez de prejudicá-la.
Mesmo assim, ainda há uma diferença entre os grupos políticos. A maioria dos republicanos, que é o partido de Trump, continua apoiando as deportações. Entre eles, o apoio varia de 78% a 91%, dependendo da pesquisa. Mas entre os democratas e as pessoas que não têm partido definido (os chamados independentes), a maioria é contra essas ações. Entre os independentes, por exemplo, 59% já rejeitam as políticas de imigração do governo.
Tudo isso mostra que os americanos estão mudando sua forma de pensar. Muitos agora acreditam que as políticas de Trump contra os imigrantes são muito duras e atingem pessoas que não representam ameaça. A maior parte da população está pedindo medidas mais equilibradas e mais humanas para lidar com o assunto.
Fontes: Estadão e O Povo.
COMENTÁRIOS