O mosquito Aedes aegypti transmite doenças como zika, dengue e chikungunya
Freepik/jcomp
Será o fim de doenças como dengue, chikungunya e zika? O Instituto de Biologia Molecular do Paraná e o Word Mosquito Program inauguraram a Wolbito do Brasil, a maior biofábrica do mundo especializada na criação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor dessas doenças.
Nessa biofábrica serão criados mosquitos infectados com a bactéria wolbachias. O método, que promete reduzir drasticamente a transmissão e os gastos com os tratamentos dessas doenças, é testado no Brasil desde 2014. A fábrica é capaz de produzir 100 milhões de ovos por semana. Inicialmente, esse material será enviado aos municípios que têm maior incidência dessas doenças.
Presente em 14 países, o método consiste em liberar no ambiente mosquitos contaminados com a wolbachia, para que se reproduzam com a população local de Aedes aegypti, gerem descendentes também portadores da bactéria e, portanto, com menores chances de transmitir dengue, chikungunya ou zika para humanos.
Glossário
Biofábrica: local onde se produzem organismos vivos ou partes deles (como células, mudas ou microrganismos) em grande quantidade e de forma controlada, geralmente para uso na agricultura, meio ambiente ou saúde.
COMENTÁRIOS