Saber o tipo sanguíneo é importantíssimo. Você sabe o seu?
Fernando zhiminaicela/Pixabay
Você sabe qual é o seu tipo sanguíneo? Certamente, a resposta ficará entre os mais comuns: A, B, AB ou O, e suas variações entre fator Rh positivo ou negativo. Porém, essa não foi a resposta de uma mulher francesa, nascida na Ilha de Guadalupe, no Caribe, enquanto realizava exames preparatórios para uma cirurgia, em 2011.
Na época, os médicos identificaram em seu sangue um anticorpo desconhecido, impossível de decifrar com a tecnologia genética disponível no momento. Somente em 2019, o Instituto Francês de Sangue desvendou o mistério. A paciente possuía uma mutação genética que deu origem a um novo grupo sanguíneo, batizado de “Gwanda negativo”. O nome é referência ao local de nascimento da mulher, a ilha de Guadalupe.
A descoberta, no entanto, só foi oficialmente reconhecida agora, em 2025, durante um congresso na Itália. Hoje com 60 anos, a mulher continua sendo a única pessoa conhecida com esse tipo sanguíneo. Agora, cientistas tentam encontrar possíveis doadores compatíveis com grupo Gwanda negativo.
Glossário
Fator RH: Proteína que pode estar presente no sangue de algumas pessoas. Quem tem essa proteína é Rh positivo. Quem não tem, é Rh negativo.
Anticorpo: Proteína produzida pelo nosso corpo que ajuda a identificar e combater vírus, bactérias ou quaisquer outros invasores causadores de doenças.
Mutação genética: Mudança no DNA, que é o código de instruções do nosso corpo.
Fonte: UOL
COMENTÁRIOS