Esportes

MUDANÇAS NO VÔLEI

Novas regras serão testadas ainda em 2025

ico comments 0

Brasileiras comemoram ponto na Liga das Nações de Vôlei Feminino. Ginásio do Maracanãzinho, Rio de Janeiro (RJ), 14 de maio de 2024
A.RICARDO/Shutterstock

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou, em abril, a realização de testes para novas regras que podem impactar o vôlei de quadra e o de praia. Uma das mudanças mais significativas será a permissão de toques duplos no levantamento, desde que a bola permaneça no mesmo lado da quadra. A intenção é deixar o jogo mais dinâmico. Essa regra será testada na Liga das Nações (VNL) de 2025 e em etapas do circuito mundial de vôlei de praia.

Outra proposta em avaliação é a limitação do uso do desafio durante o rali. Atualmente, os técnicos podem solicitar a revisão de jogadas a qualquer momento. Com a nova regra, os pedidos só deverão ser feitos após o término do ponto, para evitar interrupções constantes e tornar a partida mais dinâmica.

Além dessas mudanças técnicas, a FIVB também anunciou medidas de inclusão e gestão. A partir da próxima edição da VNL, todas as equipes femininas deverão contar com pelo menos uma mulher na comissão técnica. O ranking mundial também passará por reformulação, com a inclusão de mais torneios continentais e zonais, desde que tenham ao menos quatro seleções participantes. Essas mudanças ainda estão em fase de teste e serão avaliadas ao longo das competições para possível adoção definitiva.

Por fim, foi instituído o Dia Mundial do Voleibol, que será celebrado em 7 de julho, em homenagem à primeira demonstração pública do esporte, realizada por William Morgan em 1895.

 

Glossário

Rali: Sequência de trocas de bola entre os times que ocorre após o saque até o momento em que a jogada é finalizada.
Zonal: No contexto do vôlei, refere-se a competições regionais, dentro de um mesmo continente ou confederação, divididas por zonas geográficas menores que as continentais.

Fonte: Globo Esporte

 

DEIXA QUE EU FALO


Lívia Caetano Soares, 13 anos
Arquivo pessoal

Meu nome é Lívia, eu tenho 13 anos e jogo vôlei há sete. Comecei em São Paulo (SP) quando ainda era bem novinha. Depois vim pra Maceió (AL) e segui jogando. Atualmente pratico vôlei na escola e jogo pela seleção alagoana.

Eu acho que o vôlei requer muito trabalho em grupo e muita cabeça. Isso é bom pra trabalhar a maturidade e a questão física. Também ajuda a criar laços. Fiz muitas amigas!

Eu indico o vôlei para as pessoas da minha idade porque é um esporte muito bom e completo!

 

0

COMENTÁRIOS

Deixar comentário

QUER SABER AS novidades?

ASSINE A NEWSLETTER

    NEWSLETTER

    Cadastro realizado com sucesso!

    news image

    Pergunta Curiosa

    Envie sua pergunta
    ao Planeta Notícia

    Preencha os campos abaixo:



      Pergunta Curiosa

      Enviada com sucesso!

      Success message

      Pergunta Curiosa

      Envie sua pergunta
      ao Planeta Notícia

      Falha no envio do formulário, tente novamente mais tarde.

      Resposta para a pergunta curiosa

      Envie sua resposta
      ao Planeta Notícia

      Preencha os campos abaixo:



        Resposta

        Enviada com sucesso!

        Success message

        Resposta

        Envie sua resposta
        ao Planeta Notícia

        Falha no envio do formulário, tente novamente mais tarde.

        loading