A análise do DNA pode revelar muito sobre o passado de nossas famílias e até sobre o surgimento do Brasil como nação.
Freepix
Ricardo di Lazzaro, geneticista, Médico, farmacêutico e doutor em genética pela USP fundou o Genera, um laboratório para estudar o DNA dos brasileiros, por meio do teste de ancestralidade. Esse estudo de DNA é como um “detetive do passado,” que ajuda a esclarecer histórias de colonização e resistência.
Ao examinar a herança genética de milhões de pessoas, ele descobriu que grande parte dos brasileiros tem genes europeus por parte dos pais e genes indígenas ou africanos por parte das mães. Esses dados mostram como a colonização afetou a formação do Brasil, uma vez que muitos homens europeus se casaram com mulheres indígenas e africanas, moldando a genética nacional.
Hoje, qualquer pessoa pode descobrir suas origens com um simples teste de DNA. Coletando saliva, é possível analisar os ancestrais e até prever alguns riscos de saúde. Essa curiosidade sobre a origem genética está crescendo, especialmente porque o preço desses testes está mais acessível.
Com os avanços nos estudos, a genética não só conta nossa história, mas também pode melhorar nossa saúde, pois a análise permite diagnosticar doenças e prever riscos, ajudando a medicina a ser mais personalizada para cada pessoa.
Fonte: Veja
COMENTÁRIOS