Usar bucha de banho parecer uma ótima ideia para lavar o corpo e ficar limpinho, né? Mas você sabia que a sua bucha pode estar cheia de… BACTÉRIAS?
Freepix
As buchas, especialmente as de tecido ou naturais, são ambientes propícios para o acúmulo de germes e fungos. Isso acontece porque, ao usá-las, pequenas células mortas da pele ficam presas, e a umidade do banheiro cria o cenário ideal para que essas células se transformem em um banquete para as bactérias!
Quando deixadas úmidas no box, as buchas podem abrigar colônias de microorganismos, que podem causar irritações e até infecções na pele. A professora Esther Angert, do departamento de microbiologia da universidade Cornell de Nova York, nos Estados Unidos, disse que “as buchas são higiênicas inicialmente, é o modo como são conservadas que vai afetar sua longevidade. O ambiente do chuveiro é úmido e com pouca circulação de ar, perfeito para bactérias”.
As dermatologistas Michelle Green e Jessica Krant, certificadas pelo conselho médico de Nova York, ressaltam ainda que, ao usar as buchas, você pode espalhar pelo seu corpo as bactérias que removeu no último banho. E, caso tenha alguma ferida ou corte aberto, a bucha pode machucar ainda mais a pele e “forçar a entrada de partículas”.
Por isso, para quem não quer deixar de usar a bucha, especialistas recomendam alguns cuidados essenciais. Primeiro, lave-a bem com água corrente depois de cada uso. Também é importante deixá-la secando em um lugar arejado, longe da umidade do chuveiro – nada de guardá-la no banheiro! Outra dica é trocar o item com frequência, evitando o uso por muitas semanas.
Mesmo assim, a melhor opção pode ser lavar o corpo com as mãos, o que é mais higiênico e seguro. Até porque esfregar a pele mais do que o necessário pode remover camadas de proteção e deixar a pele ressecada.
Fontes: IstoÉ e Exame
COMENTÁRIOS