O nascimento de Nur é um marco para a conservação ambiental, além de ser uma rara ocorrência na América Latina. Fotos de 7 de fevereiro e 16 de março de 2025
Pedro Lauletta
O primeiro filhote de urso-polar da América Latina, uma fêmea de apenas 400 gramas, nasceu no dia 17 de novembro de 2024. Antes isolada para sua proteção, agora está com quase 5 meses, pesando 7 kg e pode ser vista no Aquário de São Paulo seguindo os passos da mamãe-ursa, Aurora.
Nur é filha do casal de ursos-polares Aurora e Peregrino, que vivem no Aquário de São Paulo há uma década. O nascimento dela foi monitorado de perto, desde o início até o final da gestação, e o evento gerou grande euforia entre os funcionários.
Com a chegada de Nur, o Aquário ampliou a infraestrutura para receber mais visitantes e intensificar a conscientização sobre a preservação da espécie, que está ameaçada pela mudança climática. Embora a ursinha ainda tenha medo de entrar na água, os veterinários afirmam que é normal que ela aprenda a nadar imitando a mãe, o que pode levar alguns meses.
Nur se junta a outros cinco ursos-polares que nasceram em 2024: quatro na Rússia e um na Alemanha. O nome dela, de origem árabe, significa “luz”.
Fonte: BBC News Brasil
COMENTÁRIOS