Para ver como as receitas viralizam nas redes, basta observar o número de curtidas, salvamentos e compartilhamentos no canto dos vídeos
Reprodução/TikTok
Quando o assunto é comida, o TikTok é a rede social que mais dita tendências. Graças aos vídeos curtos e ao seu algoritmo, o TikTok permitiu que qualquer pessoa se tornasse influenciadora, gerando sensações culinárias virais, de receitas simples a elaboradas. Um estudo feito pelo aplicativo de monitoramento de saúde MyFitnessPal revelou que 57% dos usuários adotam hábitos nutricionais da rede.
A plataforma tem mais de um bilhão de usuários ativos, sendo cerca de 170 milhões nos EUA, 123,8 milhões na Indonésia, 98,6 milhões no Brasil, 68,9 milhões no México e 62,6 milhões no Vietnã. Essa diversidade tem grande impacto nas escolhas alimentares. Além disso, com hashtags como #foodtiktok, #cooking, #food e #recipe, o conteúdo relacionado a esses hábitos se espalha rapidamente.
Marcas de alimentos e restaurantes também se beneficiam desse poder, que movimenta o setor econômico. Receitas virais transformaram as vendas de determinados produtos, como o aumento de 166% nas vendas de queijo cottage. De acordo com uma pesquisa, 36% dos usuários do TikTok disseram ter provado a comida de um restaurante após assistir a vídeos sobre ele.
A influência do TikTok é tão forte que a empresa foi avaliada em mais de R$ 485 bilhões. E esse número pode crescer ainda mais, levando em conta a forma como seu algoritmo influencia e conecta marcas e usuários.
Mesmo com o TikTok enfrentando desafios legais, como a possibilidade de ser proibido nos EUA, outras plataformas tentam copiar seu estilo, mas, até agora, nenhuma conseguiu igualar sua velocidade de viralização. A tendência é que o TikTok continue sendo um grande influenciador do setor alimentício por muito tempo.
Fonte: Forbes
COMENTÁRIOS