“Meu sonho é criar robôs incríveis! Vocês poderiam dar dicas de como começar a inventar?”
Lucas Ferreira, 12 anos, Rio de Janeiro (RJ)
Oi, Lucas! Muito legal! Criar robôs envolve diversas áreas, como eletrônica, programação e mecânica. Reunimos para você algumas dicas para começar:
- Aprenda o básico de eletrônica: para criar robôs, é preciso ter conhecimento sobre circuitos, sensores e motores, pois isso vai ajudar muito. Contudo, mexer com essas coisas sem supervisão pode ser perigoso. Peça sempre a ajuda e orientação de um responsável. Procure cursos em sua região voltados para essa área.
- Busque entender as linguagens de programação prática: compreender as linguagens comuns de programação, como Python e C++, que são muito usadas em robótica. Você pode começar usando blocos visuais, como o Scratch, e depois evoluir para linguagens mais complexas.
- Leia sobre robótica e temas da área: procure consumir conteúdos que falem sobre o tema, como livros, vídeos e tutoriais na internet. Eles podem inspirar e ensinar técnicas avançadas de robótica.
Aos poucos, conhecendo as técnicas e linguagens da robótica, você poderá começa a desenvolver projetos e inventar robôs!
“Eu sou superfã de games de aventura! Podem indicar alguns jogos novos?”
Tiago Santos, 13 anos, Salvador (BA)
Olá, Tiago! Jogar é bem divertido, né? Além de um momento para relaxar e se distrair, é uma ótima oportunidade de conhecermos novas histórias. Por isso, separamos alguns jogos de aventura para indicar!
- Minecraft (Mojang Studios)
O universo de Minecraft permite construir tudo o que você imaginar, além de explorar diferentes ambientes com biomas variados e enfrentar diversas criaturas. Há dois modos de jogar: o modo sobrevivência desafia você a coletar recursos, enquanto o modo criativo permite liberdade total para criar estruturas incríveis.
- Sackboy: A Big Adventure (Sumo Digital)
O icônico herói do PlayStation, Sackboy, embarca em uma jornada cheia de fases com desafios e quebra-cabeças. Você pode jogá-lo sozinho ou com amigos, para uma experiência ainda mais divertida!
- Kirby and the Forgotten Land (HAL Laboratory)
A primeira aventura da bolinha Kirby em uma viagem que se passa em um mundo pós-apocalíptico e cheio de mistérios. Kirby pode copiar habilidades dos inimigos e até engolir objetos gigantes para resolver quebra-cabeças e enfrentar desafios.
“Eu amo super-heróis e gostaria de saber mais sobre como eles foram criados.”
Daniel Gomes, 10 anos, Campo Grande (MS)
Oi, Daniel! Que legal que você gosta de super-heróis! Há muitos conteúdos disponíveis na internet que falam sobre a origem desses personagens.
Para aprender sobre como eles foram criados, veja a indicação de dois livros que falam de alguns super-heróis icônicos.
1. Marvel Comics: A História Secreta, de Sean Howe (Leya Brasil, 2013). O livro conta a história da Marvel, desde sua origem até se tornar uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo, explorando os bastidores e a criação dos heróis que continuam fascinando gerações nos quadrinhos e nas telas.
2. A Identidade Secreta dos Super-Heróis: A história e as origens dos maiores sucessos das HQs: do Super-Homem aos Vingadores, de Brian J. Robb (Editora Valentina, 2017). O livro mergulha na origem dos super-heróis mais icônicos, mostrando o impacto deles na cultura pop ao longo do tempo.
Esperamos que você goste! E aí, qual é o seu super-herói favorito? Conta pra gente!
“Adoro ciências e queria dicas de experiências legais. Podem compartilhar algumas?”
Vitória Pires, 10 anos, Aracaju (SE)
A ciência é incrível, não é, Vitória? Com ela, podemos aprender e explorar experimentos superdivertidos! Separamos algumas ideias para você testar em casa, mas não se esqueça de pedir a ajuda de um responsável antes de começar: convide-os para embarcar nessa experiência com você!
LÂMPADA DE LAVA CASEIRA
Você já viu alguma lâmpada de lava? Essa lâmpada é uma experiência com água bem divertida e acessível, feita com materiais que podemos encontrar em nossa casa!
Você vai precisar de:
• 1 recipiente transparente, por exemplo, uma garrafa de água
• Água
• Óleo de cozinha
• Corante alimentício da cor que preferir – solte a criatividade e misture cores
• 1 comprimido efervescente
Depois de separar todos os materiais, siga estes passos:
1. Coloque água até aproximadamente 1/3 do recipiente.
2. Adicione de 4 a 8 colheres de corante alimentício e misture bem.
3. Despeje o óleo de cozinha, deixando cerca de três dedos de espaço no topo para a reação química.
4. Agora, vem a parte mais divertida: adicione meio comprimido efervescente e veja a magia acontecer!
Você percebeu que a água e o óleo não se misturam? Isso acontece porque eles têm densidades diferentes: a água é mais pesada e fica no fundo, enquanto o óleo, por ser mais leve, fica por cima.
Mas, quando o comprimido efervescente entra em contato com a água é liberado um gás conhecido como gás carbônico, um composto químico presente em nossa atmosfera , como o ar é mais leve que água e óleo, ele sobe e, nesse movimento, carregam pequenas gotas de água e as fazem flutuar, como se fossem boias. Ao chegar no topo, ele evapora fazendo com que a água retorne ao fundo do recipiente.
CABELO ARREPIADO
Esta experiência é simples, divertida e uma ótima maneira de aprender sobre eletricidade estática e a atração entre diferentes materiais! Para realizá-la, você só precisa de dois itens: um balão e uma peça de roupa de lã.
Primeiro, encha o balão e amarre bem a ponta. Se precisar de ajuda, peça a um adulto. Depois, esfregue o balão na roupa de lã por alguns segundos. Em seguida, aproxime o mesmo lado que você esfregou em seus cabelos secos e observe o que acontece!
Incrível, né? Isso acontece por causa do atrito entre os dois materiais. A lã é conhecida por gerar eletricidade estática, ou seja, uma carga elétrica. Quando entra em contato com outro material — nesse caso, o balão —, ela transfere essa eletricidade, que faz com que o balão aja como um imã para os cabelos.
E aí, deu certo? Nos conte como foi a experiência!
“Como os pilotos de avião sabem a hora de fazer as curvas?”
Pedro Dias, 8 anos, São Paulo (SP)
Olá, Pedro! Os pilotos de avião sabem o momento certo de fazer as curvas porque seguem um plano de voo, que indica a rota a ser seguida.
Por isso, existem as aerovias, que são como “estradas invisíveis” no céu, definidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Para se orientarem, os pilotos utilizam instrumentos no painel do avião, como o GPS e o giroscópio. Além disso, eles recebem o apoio dos controladores de tráfego aéreo, que trabalham em torres e centros de controle, monitorando os voos e fornecendo orientações para garantir que tudo ocorra com segurança. Assim, eles conseguem chegar direitinho ao destino!
COMENTÁRIOS